A BVS SMS São Paulo

O portal da Biblioteca Virtual em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (BVS SMS São Paulo), está organizado em áreas de navegação onde estão apresentadas as  fontes:

  • ACERVO DIGITAL: é a base da produção técnica e informativa produzida pelas diferentes áreas técnicas da SMS.
  • ACERVO FÍSICO: coleção formada pelas publicações de editoras comerciais existentes nas bibliotecas físicas da Secretaria.
  • AGENDA DE EVENTOS: registra e divulga eventos promovidos pela SMS e também de outras instituições nacionais e internacionais em Ciências da Saúde.
  • PORTAL DE VÍDEOS: registra os vídeos institucionais da Secretaria da Saúde e da Prefeitura de São Paulo.
  • LOCALIZADOR DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (LIS): estão registrados os sites de interesse em Ciência da Saúde.
  • RELATOS DE EXPERIENCIAS: apresenta as experiencias vivenciadas por profissionais da SMS para contribuir na formação e implantação de politicas, programas e projetos.
  • FACEBOOK, TWITTER e YOUTUBE, Destaques e ESPAÇO COLABORATIVO: são ambientes de comunicação onde são divulgados as ações relacionadas a saúde.
  • REDE BVS SMS São Paulo: é formada pelas áreas técnicas que integram a Biblioteca Virtual em Saúde.

A partir de 1º de agosto de 2016 a BVS SMS São Paulo se apresenta em uma versão mais moderna e interativa, conectando as suas fontes e as outras como Telessaúde Redes do Município de São Paulo, Portais e Diretórios.

A BVS SMS São Paulo foi concebida pela necessidade de implantar novas ferramentas eletrônicas que possibilitassem a promoção, ampliação e o fortalecimento de suas áreas técnicas, científicas e de ensino, de forma a divulgar, publicizar e disponibilizar em texto completo a produção da Secretaria, como contribuição para o desenvolvimento da saúde coletiva e o fortalecimento do SUS.

Foi lançada em 23 agosto de 2011 com o apoio técnico do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), tornando-se a primeira BVS na instância municipal do Brasil. Em 29 de novembro de 2012 recebeu da BIREME a Certificação por cumprir os princípios que fundamentam o modelo BVS de provisão e acesso equitativo de informação em saúde.

A BVS SMS São Paulo é um sistema de gestão de informação que visa coletar, organizar, indexar, publicar, disseminar, ampliar e fortalecer o conhecimento produzido na SMS com vistas a apoiar e desenvolver a gestão do conhecimento para subsidiar os processos de tomada de decisão de profissionais e gestores da saúde, bem como oferecer informação de utilidade pública para todo cidadão com acesso livre, gratuito e equitativo por meio de uma estrutura que integra e interconecta bases de dados e fontes de informação de interesse do seu público.

BVS SMS São Paulo vem se desenvolvendo pelo conjunto dos diferentes atores da Secretaria Municipal da Saúde, guiado por projetos específicos definidos pelo Comitê Consultivo. As Instâncias de Governança (Comitê Consultivo, Comitê Executivo e Secretaria Executiva) da BVS foram constituídas por meio de Portaria 1761/11.


Estação BVS

A Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) permite aos usuários, acesso livre e gratuito a informações técnicas, científicas e informativas em saúde geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizadas nas Bibliotecas Virtuais em Saúde.

Estação BVS compôe a estratégia de Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS.

O Núcleo de Documentação da Escola Municipal de Saúde- EMS /Escola Técnica do SUS (ETSUS-SP), abriga em seu espaço a Estação BVS, composta por 2 computadores interligados à internet que permite o acesso livre, gratuíto e equitativo as informações em saúde.

A finalidade das Estações BVS é democratizar o acesso às fontes de informação e promover a inclusão digital no campo da saúde pública, além disso, possui os seguintes objetivos específicos:

  • Fomentar a cooperação técnica com as instâncias vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Fomentar a inclusão das Estações BVS como estratégia de implantação das BVS temáticas nacionais.
  • Possibilitar a atualização profissional dos técnicos responsáveis pelas Estações BVS.
  • Tornar as Estações BVS como pontos de referência para as campanhas de saúde e pontos de acesso às fontes de informação de BVS nacionais, regionais, temáticas e institucionais.

Para sugestões, dúvidas e críticas, envie mensagem através do Contato.